COMENTANDO:
a doçura do mundo

Escolhi ler este livro pela autora, Thrity Umrigar, já li vários livros escrito por ela e, a maneira como aborda a lealdade, a dedicação e a generosidade é, realmente, encantadora.
A doçura do mundo gira em torno da escolha que Tehmina, uma mulher indiana que perdeu seu marido Rustom há pouco tempo, tem que fazer entre morar nos Estados Unidos, junto a seu filho, nora e neto ou morar na Índia, em seu apartamento, com seus vizinhos, suas lembranças e sua rotina, mesmo não tendo mais Rustom ao seu lado.
Conforme a vida vai acontecendo, os dias vão passando e Tehmina se pergunta a todo instante qual a melhor escolha a fazer. Diante dessa dúvida passa a observar os Estados Unidos com um olhar curioso, tenta entendê-lo e se choca com tantas diferenças existentes entre esses dois mundos, o americano e o indiano que conhece tão bem.
A principal diferença que Tehmina vê entre eles é que os americanos percebem a vida como se fosse uma vida de Walt Disney, aquela que busca sempre a felicidade no dinheiro, no consumismo, enquanto na Índia, a vida é cheia de perdas e tristezas, vivida de verdade, na verdade, mesmo que seja a sua.
Em cada cena observada, Tehmina vai construindo o lado bom e ruim dos Estados Unidos e trazendo para perto o lado bom e ruim da Índia e, assim, o livro vai envolvendo o leitor, a ponto desse agradecer por não ser ele que terá que fazer essa escolha, pois vai percebendo que todo lugar do mundo tem a sua doçura.
Daí a dificuldade da escolha, ela nunca se apresenta com facilidade, nunca se escolhe entre o somente o bom contra o somente o ruim. Toda escolha implica em ganho e, em perda também.
Sendo assim, acredito que devemos escolher sempre onde nosso coração se sinta mais aquecido e, se não estamos escolhendo, prestando a atenção nisso, o momento é de reflexão. Tehmina fez assim sua escolha, fincou morada onde o aconchego transborda. Sábia Tehmina.
Entre este, indico também o livro “A distância entre nós”, de mesma autoria. A lealdade impressa ali irá te surpreender.
Comentando postado em 27/07/2015
Autor: Thrity Umricar
Categoria: Adulto
Editora Globo Livros
Publicação: 07/01/2007
Fonte: Link:

post de: Nan Lourenço

AUTORIA DO LIVRO

Thrity Umricar


Thrity Umrigar nasceu em 1961, em Bombaim, na Índia e se mudou para os Estados Unidos quando tinha 21 anos. É jornalista, escreve para o Washington Post Plain Dealer, Boston Globe além de outros jornais locais, ministra aulas na Case Western Reserve University, onde leciona cursos de escrita criativa e literatura além de dedicar-se a produção de seus romances, ganhou o prêmio Nieman Fellowship da Havard University. É PhD em inglês. Vive em Cleveland, no estado de Ohio.


Outros Posts


PARCEIROS: