COMENTANDO:
Fim

O próprio nome já é sugestivo, fim de ciclo, fim de carreira, fim da vida ou simplesmente fim. Admiro Fernanda Torres pelos imensos trabalhos feitos na TV, teatro e cinema, apesar de ser colunista de um jornal, nunca tive a oportunidade de ler algo que escreveu, mesmo agora com a internet nos conectando a tudo e todos, talvez porque a imagem que eu tinha sobre ela, era somente a atriz, do palco e da TV.
Quando a ouvi pela primeira vez falando sobre o lançamento de seu livro “FIM”, fiquei com imensa vontade de ler, mas passou... algum tempo depois dando voltas por uma livraria, eis que encontro “FIM”, não teve jeito e hoje irei fazer um comentando sobre ele.Fim, conta a história de um grupo de cinco amigos cariocas. É um livro interessante e ao mesmo tempo hilário, pelo formato que os personagens relatam suas memórias.
Os capítulos são narrados na primeira pessoa, no dia do falecimento de cada um, com direito a participações especiais de: parentes, mulheres, ex mulheres, filhos, amigos e padre.
É um misto de angústias, tristezas, alegrias e sacanagens, são relatos de vidas comuns e muito reais, pois todos nós conhecemos um Alvaro solitário, um Silvio galinha, os mornos coadjuvantes Ciro, Neto e Ribeiro, amigos diferentes e que ao mesmo tempo dividem o palco da vida. Cada um em sua peculiaridade e com "aciduladas" memórias de suas vidas conjugais e/ou extra conjugais, que relatam seus amores e dissabores com suas mulheres neuróticas, amargas, sedutoras, desencanadas, descartadas e conformadas, caso contrário não seria real.
“São figuras muito diferentes, mas que partilham não apenas o fato de estar no extremo da vida, como também a limitação de horizontes. Sucesso na carreira, realização pessoal e serenidade estão fora de questão - ninguém parece ser capaz de colher, no fim das contas, mais do que um inventário de frustrações.”
Apesar  de melancólico e hilário, este livro nos transporta ao final de nossa trajetória humana e nos faz refletir como estamos vivendo nossos sonhos, ilusões e frustrações... será que queremos chegar no fim e ter este filme para rebobinar?
Eu indico para todos que estejam aFim de passar por algumas emoções básicas da vida, antes de chegar ao FIM, lembrando que é um misto de azedume agridoce, pois é a vida sem glamour...
Comentando postado em 31/08/2015
Autor: Fernanda Torres
Categoria: Adulto
Editora Companhia das letras
Publicação: 09/01/2013
1ª Edição
Fonte: Link: Fontes: Biografias IG e Wikipédia

post de: San Rodrigues

AUTORIA DO LIVRO

Fernanda Torres




Fernanda Torres - Fernanda Pinheiro Esteves Torres, mais conhecida como Fernanda Torres, é uma premiada atriz e escritora brasileira.  Nasceu em 15 de setembro de 1965, Rio de Janeiro. É uma mulher discreta de humor inteligente. Pouco disposta a falar de sua vida íntima, a atriz se recolhe quando o assunto ultrapassa a fronteira do palco ou das câmeras. De qualquer forma, o lado profissional de sua história está intimamente ligado ao pessoal. Desde muito pequena, a menina se fantasiava com os figurinos da mãe, Fernanda Montenegro. Entretanto, a figura paterna era muito forte, pois era Fernando Torres quem a carregava para todos os cantos. A morte do pai em 2008 abalou e revirou a vida da atriz, tornando-a enfim mais madura e voltada aos filhos Joaquim (nascido em 2000) e Antônio (nascido em 2008).


Outros Posts


PARCEIROS: