COMENTANDO:
Lima Barreto – Triste Visionário

Lima Barreto é aquele autor que a escola nos obrigou a ler na adolescência sem que tivéssemos a mínima noção de sua importância. Não digo que os professores eram pouco esforçados na transmissão, mas parece que existem algumas circunstâncias no entorno de Lima Barreto que faltavam ser aprofundadas para reconhecêssemos a dimensão de sua obra. O autor de Numa e Ninfa, Triste Fim de Policarpo Quaresma e outras obras fundamentais é retratado neste livro em toda sua humanidade, sem idealizações, mas com o justo reconhecimento de seu valor. Lília Schwartz nos dá acesso, com sua obra de fôlego, a história e genialidade deste neto de escravos nascido sete anos antes da promulgação da Lei Aurea que, embora seja contemporâneo de Machado de Assis, não teve a mesma sorte deste. O livro é uma viagem pelo Rio de Janeiro no fim do séc. XIX, que começava a se modernizar, mas não sabia como incluir uma população de negros alforriados e migrantes europeus pobres empurrando-os para o famoso subúrbio carioca. Para quem gosta de história, a construção da sociedade brasileira e literatura o texto é de uma riqueza inesgotável.
Comentando postado em 28/08/2017
Autor: Lilia M. Schwarcz
Categoria: Especial
Editora Cia das Letras
Publicação: 2017
Edição: 1ª
Fonte: Link:

post de: Vera Iaconelli

AUTORIA DO LIVRO

Lilia M. Schwarcz




Lilia Katri Moritz Schwarcz é uma historiadora e antropóloga brasileira. É doutora em antropologia social pela Universidade de São Paulo e, atualmente, professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na mesma universidade. Wikipédia




Este ano a Flip homenageou o escritor carioca Lima Barreto (1881-1922).
Tanto as editoras de grande porte quanto as de caráter independente, prepararam uma série de lançamentos e novas edições do autor e de especialistas em sua obra.
A Companhia das Letras lançou em junho a aguardada biografia do autor escrita por Lilia Schwarcz - Lima Barreto, Triste Visionário.
Vera Iaconelli, psicanalista, gentilmente comentou o livro em nosso blog para que Lima Barreto continue entre nós. Aproveitem!

Outros Posts


PARCEIROS: