COMENTANDO:
Os Pescadores

Perguntaram-me como escolhi ler este livro, disse que escolhi pela nacionalidade do autor que é africano. Tenho certo encantamento por autores africanos, Mia Couto, J.M. Coetzee, Yasmina Khadra, Abraham Verghese, Chimamanda Ngozi Adichie, dentre vários outros, possuem uma ligação com a natureza e uma linguagem poética que me provoca esse tal encantamento que digo inicialmente, faz com que me aproxime da natureza com mais respeito, dignidade e com grande ternura.
Chigozie Obioma vai nos envolvendo na simplicidade de sua escrita e nos convidando a fazer parte de sua história contada. Vamos vivendo o cotidiano daquela família que se torna vítima de uma tragédia que a divide, vamos sentindo as limitações pessoais, as impotências humanas como nossas. Quando nos deparamos com o funeral de um dos filhos, vivemo-lo com a mesma angústia que os personagens compartilham, nos sentimos tristes e no luto adentramos.
É um livro surpreendente, narrado por Ben, um dos irmãos ainda criança, com sua visão mágica do mundo, faz analogias entre seus irmãos e os animais, sua descrição nos aproxima das almas desses seres convidando-nos a tocá-las com delicadeza.
“Ikenna era uma sucuri:
Uma cobra selvagem que se tornou uma serpente monstruosa que vivia nas árvores, em planícies acima de outras cobras. “Ikenna tornou-se uma sucuri depois da surra de chicote."
“David e Nkem eram garças:
Aqueles pássaros que a penugem branca que aparecem em bando depois de uma tempestade, com suas asas imaculadas, suas vidas intocadas. Apesar de terem se tornado garças no meio da tempestade, eles emergiram, as asas flutuando no ar, no fim dela, quando tudo o que eu conhecia tinha mudado. ”
Leiam e encantem-se também.Comentando postado em 18/09/2016
Autor: Chigozie Obioma
Categoria: Adulto
Editora Globo
Publicação: 08/05/2015
1ª Edição
Fonte: Link: https://www.skoob.com.br/autor/15573-chigozie-obioma

post de: Nan Lourenço

AUTORIA DO LIVRO

Chigozie Obioma




Chigozie Obioma nasceu na Nigéria. Viveu no Chipre, na Turquia e atualmente mora nos Estados Unidos. É professor de literatura e escrita criativa da Universidade de Nebraska-Lincoln. Os pescadores é seu primeiro romance e a crítica internacional o coloca entre os principais nomes da literatura africana contemporânea como NoViolet Bulawayo, Chimamanda Ngozi Adichie e Teju Cole.


Outros Posts


PARCEIROS: