COMENTANDO:
Pare de fazer drama e aproveite a vida

Apesar da vida não ser tão simples como uma receita de bolo, algumas leituras suscitam a busca por mudanças, e no caso deste livro, o tema é bastante sugestivo.
 É um livro de fácil leitura, onde o autor relata casos clínicos e traz muitos exemplos da vida cotidiana. São situações, que muitas pessoas já vivenciaram e, por estarem envolvidas emocionalmente, não conseguiram manejar acertadamente. Por que será?
Para o Autor, o que prevalece é a tendência as reações exageradas, isto é, as pessoas costumam apresentar grandes reações para pequenos contratempos diários. 
Santandreu, enfatiza a falta de controle dos pensamentos, como o grande vilão. Para ele, as pessoas não olham os fatos de forma realista e objetiva, elas tendem a criar um cenário irreal para pequenas situações, a grosso modo, "fazem tempestades em um copo de água".
Aprender a lidar com as situações de forma real é algo fortalecedor, pois tranquiliza e simplifica a tomada de decisão. Nem sempre o que a sociedade dita, é algo que deve ser levado em consideração. Cada pessoa tem o seu termômetro e deve mensurar de acordo com sua realidade.
 Ele cita exemplos de pessoas que são felizes  e outras que aprenderam ser, mesmo tendo privações físicas, mentais, financeiras e outras que não possuem privações e mesmo assim sofrem.
 "A depressão, a ansiedade e a obsessão são as nossas principais adversárias, e, quando nos deixamos levar por elas, perdemos a capacidade de viver plenamente. A vida está aí para ser desfrutada: amar, aprender, descobrir... E só podemos fazer isso quando superamos a neurose – ou o medo, seu principal sintoma. ” – Rafael Santandreu
É uma obra repleta de exemplos de transformações de comportamentos inadequados, todos eles vivenciados por pacientes clínicos de Santandreu. Seu propósito é auxiliar as pessoas na mudança de comportamentos negativos e construir uma vida emocional mais equilibrada. 
Apesar do livro apresentar várias dicas práticas e orientações para lidar com a mente sabotadora, todas elas baseadas na Psicologia Cognitiva, mudar não é tão simples assim. 
Toda mudança, vem acompanhada de escolhas e extinções, em muitos casos provocam resistências e dores, diante disso é indispensável o apoio profissional.
Considero o propósito do autor válido, a leitura da obra muito estimulante, porém, não substitui o trabalho clínico
.
Comentando postado em 17/08/2015
Autor: Rafael Santandreu
Categoria: Adulto
Editora Sextante
Publicação: 10/06/2014
Fonte: Link:

post de: Sandra Rocdrígues

AUTORIA DO LIVRO

Rafael Santandreu


Rafael Santandreu é psicólogo e escritor espanhol. Formou-se em Psicologia na Universidade de Barcelona, fez especialização Clínica na Itália, onde trabalhou com o célebre Terapeuta Giorgio Nardone. Lecionou na Universidade Ramón Llull e foi editor da revista Mente Saudável, por mais de três anos. Atualmente dedica-se, para além da prática clínica, à formação de médicos e psicólogos. Seu primeiro livro "A arte de não amargar a vida", foi publicado em 2011.

Outros Posts


PARCEIROS: